A consequência na visão por viver na era da informação e da tecnologia

Hoje, o adulto brasileiro médio consome cerca de cinco vezes mais informações do que os adultos de 50 anos atrás.

Os avanços na tecnologia nos deram acesso a um mundo de informações na ponta dos dedos – sempre que quisermos. 

Não só isso, mas podemos escolher como desejamos recebê-lo. Por meio de televisores, computadores, tablets e smartphones.

É notável o quão longe chegamos. Mas há uma espada de dois gumes…

Passamos mais tempo do que nunca olhando para as telas, especialmente agora que contamos com elas para concluir tantas tarefas do dia a dia. (Estudos mostraram que o uso médio diário de tela aumentou para 12 horas… isso é METADE do seu dia!)

Todo esse tempo de tela está forçando seus olhos e prejudicando sua visão.

Felizmente, você ainda pode permanecer produtivo no mundo de hoje enquanto protege sua valiosa visão. Hoje vou mostrar-lhe duas abordagens eficazes para proteger a sua visão e ajudar a refrescar os olhos cansados ​​e tensos.

Sintomas de fadiga ocular relacionada à tela

  • Visão embaçada
  • Olhos secos e irritados. As telas fazem você piscar menos, o que seca sua película protetora e hidratante de lágrimas
  • Contração de olhos
  • Dores de cabeça frequentes
  • Dor no pescoço e ombro
  • Olhos vermelhos
  • Dificuldade para focar

A melhor maneira de aliviar esses sintomas é limitar o tempo de tela. Mas quanto é bom para o adulto médio?

Fique mais atento ao tempo que passa na frente de uma tela…

De acordo com Cal Newport, professor associado de ciência da computação na Universidade de Georgetown, a quantidade de tempo de tela apropriada é diferente para cada pessoa.

É mais útil reavaliar o valor do tempo que você gasta interagindo com as telas do que o que você está perdendo.

Dicas de tecnologia para olhos mais felizes

Para tornar suas telas mais amigáveis, aqui estão algumas dicas simples sobre como ajustá-las para uma experiência de visualização mais confortável.

  • Ajuste a posição da tela para limitar o brilho e os reflexos. Feche cortinas, persianas ou portas, se necessário. Você também pode instalar uma tela anti-reflexo que pode ser encontrada online.
  • Pisque mais e leve colírio.
  • Invista em óculos refletores de luz azul. Você pode encontrá-los online por um preço razoável.
  • Otimize as configurações em qualquer um dos seus dispositivos para reduzir a tensão. Você pode modificar as configurações de brilho, cor, tamanho do texto e contraste. A maioria dos dispositivos inteligentes agora também tem “turno noturno” que ajusta automaticamente suas configurações assim que escurece.
  • Posicione a tela de 20 a 26 polegadas de distância de seus olhos e um pouco abaixo do nível dos olhos.
  • Faça um intervalo de 10 minutos a cada hora. Isso reduzirá as dores no corpo e dará aos olhos um pouco de descanso.

Elimine a fadiga ocular em três minutos com ioga para os olhos

Para começar, encontre uma posição confortável para sentar. Mantenha seus olhos abertos. Pisque sempre que sentir necessidade. Em seguida, execute a seguinte sequência sem mover a cabeça – usando apenas os olhos:

  1. Olhe para cima, o mais alto que puder. Segure por 3 segundos.
  1. Olhe para a direita, tanto quanto você puder. Segure por 3 segundos.
  1. Olhe para baixo, o mais baixo que puder. Segure por 3 segundos.
  1. Olhe para a esquerda, tanto quanto você puder. Segure por 3 segundos.
  1. Repita este ciclo mais duas vezes.
  1. Depois, esfregue as mãos para aquecê-las. Em seguida, mantenha as mãos quentes sobre os olhos por alguns momentos.
  1. Não volte seu olhar para uma tela por pelo menos 20 segundos.

Espero ter ajudado com essas dicas.


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