Limpe o sangue e desintoxique o corpo através da respiração

A respiração é parte integrante do desenvolvimento saudável e é também com o auxílio dela que podemos trabalhar o autoconhecimento.

Para aprofundarmos um pouco mais, primeiro precisamos ter uma compreensão básica da necessidade de sabermos oxigenar o corpo.

Este é um princípio simples, básico e essencial!

Todos já ouvimos falar sobre a respiração e sua importância para a saúde do corpo e da mente, e, para isso, não precisamos aprender nenhuma técnica respiratória específica.

Você não ensina um bebê a respirar, ensina? Claro que não!

A oxigenação que um bebê realiza é involuntária, tem características próprias que a nossa fisiologia respiratória como adultos, não deveria perder, como ter uma respiração calma, lenta, suave, profunda, contínua, plena e equilibrada.

Porém, nossos traumas, ansiedades, atritos, tensões, egos ou emoções ruins transformam a respiração natural em um processo antinatural.

Vamos entender melhor a importância da oxigenação!

É a oxigenação perfeita que possibilita a vida e a saúde plena, as mudanças no comportamento, a consciência para refletir melhor, a clareza mental, o vigor físico, o foco e a força. Ela estimula, revigora e potencializa as faculdades do corpo e da mente.

É também através da boa oxigenação que os pulmões purificam o sangue limpando as impurezas e eliminando com mais rapidez as toxinas, além de tantos outros benefícios fisiológicos.

Então, precisamos reaprender o básico, o mais vital na vida que é a simples ação consciente de oxigenar o corpo!

Agora que você entendeu a importância, vamos praticar.

Sempre antes de qualquer prática envolvendo a respiração, você deve identificar a tensão e conscientemente relaxar. Ela sempre está presente em algum ponto.

Identificou? Agora relaxe;

Determine cinco minutos do seu tempo;

Inspire, oxigenando intensamente os seus pulmões;

Agora expire, esvaziando bem os pulmões;

Faça estes ciclos de respirações bem profundas enchendo e esvaziando os pulmões, seguidamente, sem parar, até concluir o tempo.

Execute com suavidade, concentre, se esforce e faça o maior número de vezes possível.

Quanto mais repetir, mas consciência da necessidade terá.

Depois de oxigenar bem o corpo, vamos para a segunda etapa: falar sobre a importância da respiração para o autoconhecimento, segundo os ensinamentos do Yoga.

Na visão do Yoga há uma relação íntima entre a respiração e a mente. Dessa forma, não é a mente que trabalha a favor da respiração, mas é a respiração que visa o controle da mente.

Não é mais o exercício de oxigenar, mas regular as fases respiratórias por meio do uso de técnicas específicas denominadas de pranayamas, que prepara a mente para a meditação.

São 4 fases de respiração:

1. Inalação;

2. Retenção com ar (pulmões cheios);

3. Exalação;

4. Retenção sem ar (pulmões vazios).


Determine uma contagem média do tempo entre as fases respiratórias. Você precisa inspirar e exalar nos mesmos tempos. Por exemplo: inspire em 5 segundos, segure o ar por 5, solte em 5, mantenha o pulmão vazio por 5.

Agora que você entendeu, sente-se confortavelmente em um local sossegado, que não tenha interferência e repita três vezes ao dia por no mínimo cinco minutos!

Os benefícios são inúmeros!

Auxilia na concentração, favorece a quietude e a calma e prepara a mente para a meditação, que visa uma total ausência de pensamentos pelo silêncio profundo.

Com o tempo, oxigenar o corpo e respirar corretamente se tornará um processo tão natural quanto qualquer outra atividade diária.

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