O “truque dos cinco dedos” que pode acalmar sua mente

Com toda a incerteza em nosso mundo, não é de se admirar que tantas pessoas lutem para acalmar suas mentes agitadas.

Mas se você não dedicar um tempo para livrar ativamente seu corpo de toda essa energia nervosa, ela pode começar a cobrar seu preço.

Especialmente se seus níveis de cortisol começarem a se acumular. Isso porque o cortisol – também conhecido como “hormônio do estresse” – começará a atacar seus órgãos e tecidos corporais se os níveis ficarem muito altos.

Felizmente, existe uma técnica segura, poderosa e totalmente natural que pode reduzir seus níveis de estresse em cinco minutos ou menos. E tudo que você precisa são suas próprias mãos.

Mas primeiro, vamos falar sobre o que acontece no corpo quando você está sobrecarregado. Descobri que, às vezes o que ajuda a entender o que você está sentindo é simplesmente uma reação química.

O estresse afeta sua memória de trabalho

O Dr. Judson Brewer – Diretor de Pesquisadores de Pesquisa e Inovação do Mindfulness Center, professor associado da Brown University e pesquisador afiliado do MIT – explica que quando você se estressa ou se preocupa com algo, isso afeta o córtex pré-frontal dorsolateral (dlPFC).

Essa região do cérebro armazena as informações que você precisa no momento – também conhecidas como memória de trabalho. Sua memória de trabalho é como um “post-it mental”, ajudando você a armazenar informações temporárias enquanto realiza uma tarefa específica.

Por exemplo: sua memória de trabalho está funcionando quando você repete brevemente um número de telefone para si mesmo antes de anotá-lo ou programá-lo no telefone. 

Outro exemplo seria quando você memoriza temporariamente o número de uma casa enquanto dirige para um endereço onde nunca esteve antes.

Então, quando você não consegue parar de pensar em algo que o está estressando, suas preocupações começam a “se mover” para essa parte do cérebro, ocupando a atenção da memória de trabalho. 

E se, seus estressores mentais continuarem aumentando, você pode facilmente sobrecarregar essa parte do cérebro. 

Essa sobrecarga ativa o sistema nervoso simpático do corpo, enviando adrenalina e cortisol por todo o corpo – preparando-o para o modo de “lutar ou fugir”. Esses são os mesmos hormônios do estresse que mantêm seu corpo em alerta máximo, acendendo aqueles sentimentos terríveis e ansiosos.

Em tempos como estes, quando seus sistemas corporais estão correndo desequilibrados, você precisa encontrar uma maneira de neutralizar os efeitos do estresse e restaurar a harmonia. 

Felizmente, os pesquisadores descobriram que mudar o foco para os sentidos pode ter um efeito calmante poderoso tanto no corpo quanto na mente.

A técnica da “respiração dos cinco dedos”

O Dr. Brewer recomenda uma técnica simples e eficaz, para aliviar o estresse e trazer calma e concentração. 

Ele combina trabalho de respiração com exercícios que utilizam seus sentidos – especificamente visão e tato – e é uma maneira poderosa de interromper o ciclo de preocupação que toma conta de sua memória de trabalho.

Esta técnica é chamada de “respiração com cinco dedos”. Veja como fazer:

  1. Coloque o dedo indicador na mão esquerda do lado de fora do dedo mínimo da mão direita.
  1. Respire lenta e profundamente enquanto traça a parte externa de seu dedo mínimo. Pare na ponta do dedo e expire lentamente, enquanto traça a parte interna de seu dedo mínimo. (Certifique-se de observar o movimento de suas mãos enquanto faz isso).
  1. Na próxima respiração, localize a parte externa do dedo anular. Ao expirar, percorra a parte interna do dedo anular.
  1. Respire lenta e profundamente novamente enquanto traça a parte externa do dedo médio. Em seguida, expire enquanto traça a parte interna do dedo médio.
  1. Continue esse processo, dedo por dedo, até “traçar” toda a sua mão direita.
  1. Inverta o processo e passe o polegar de volta ao mindinho.
  1. Agora é hora de traçar sua mão esquerda. Coloque o dedo indicador da mão direita na parte externa do mindinho da mão esquerda. Repita as etapas 2 a 6.

Como muitos de nós aprendemos, a vida pode lançar alguns desafios muito sérios em seu caminho. Mas lembre-se sempre: os sistemas embutidos do seu corpo estão lá para ajudá-lo – sempre que você precisar deles. 

E quanto mais você praticar essas técnicas, melhor e mais rápido elas funcionarão – especialmente quando você ou uma pessoa querida mais precisa delas.

Fique bem.


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